GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA

Estar grávida é um momento único, ter um bebê crescendo e se desenvolvendo dentro de você é uma experiência inesquecível. Por isso a equipe de saúde da família do Centro de Saúde do Itacorubi pretende ajudar você a entender e aproveitar mais a sua gravidez trazendo informações  a respeito da sua gestação, o que acontece dentro de você a cada semana.

Desta forma você saberá o que está ocorrendo com o seu corpo e como o seu bebê está se desenvolvendo.

Estas informações não substituem a palavra de seu médico. É importante a realização do pré-natal e que as orientações de seu médico e enfermeiro sejam seguidas.

1ª SEMANA:

A contagem do período gestacional começa antes da fecundação. A primeira semana pode ser considerada à partir do último dia da sua menstruação, mesmo não tendo havido ainda a concepção.

Prepare-se para a sua gravidez física e emocionalmente. Desenvolva hábitos saudáveis fazendo uma dieta rica em frutas e vegetais. Seu médico poderá indicar suplemento de ácido fólico, caso haja necessidade para beneficiar o desenvolvimento neurológico do bebê. Pratique exercícios físicos de baixo impacto e suspenda o uso de qualquer medicamento que o seu médico não saiba. Não fumar ou ingera bebidas alcoólicas durante a gestação, isso prejudica o desenvolvimento do seu bebe e também na implantação da placenta.

2ª SEMANA:

Neste período o útero está se preparando para receber o embrião e o óvulo está praticamente pronto para deixar o ovário e ir para a trompa ao encontro dos espermatozóides.

Este é o momento da fecundação. Um único espermatozóide entre os milhares ejaculados é capaz de fecundar o óvulo. Com a fusão destas duas células (ovulo e espermatozóide), forma-se o zigoto.

3ª SEMANA:

Nesta fase o zigoto aloja-se no útero e começa a divisão celular recebendo o nome de blastocisto. Se houver algum sangramento neste período, não se assuste, pois pode ser normal. Mas não deixe de procurar seu médico para verificar está tudo bem.

No final desta semana, um exame de ultrasson já pode confirmar a gravidez.

Algumas mulheres neste período podem começar a sentir náuseas e vômitos, pois a placenta está produzindo alguns hormônios que o corpo da mulher não esta acostumada.

4ª SEMANA:

Ao térmico desta semana, a sua menstruação deveria acontecer, mas se houve a fecundação não ocorrerá. É comum na primeira gestação a gestante ter um sangramento neste período, dores nos seios, fadiga, inchaço e mudanças de humor o que muitas vezes é confundido com os sinais damenstruação, por isso a gravidez só descoberta algumas semanas depois sem que ocorra desconfiança da gestação.

Ao final desta semana seu bebê já mede cerca de 0,2 mm de diâmetro

OBS: Procure manter próximo ao seu local de dormir biscoitos tipo água e sal para consumo antes de se levantar isso ajuda a evitar os vômitos matinais.

5ª SEMANA:

Neste período, o embrião forma três tipos de tecidos distintos: ectoderma, responsável pela formação do tubo neural (que depois constituirá o sistema nervoso), pele, pêlos e cabelos, olhos, ouvidos, nariz, rosto, boca, ânus; mesoderma, que formará o coração e os vasos sanguíneos, músculos, esqueleto e rins; endoderma, que formará o pulmão, fígado, sistema digestivo e pâncreas.

Seu bebê estará medindo cerca de 0,4 mm, tendo o formato parecido ao de um pequeno grão de feijão e, você poderá sentir maior freqüência na necessidade de urinar, devido seu útero estar crescendo e pressionando a bexiga cada vez mais.

6ª SEMANA:

Os primeiros batimentos cardíacos do bebê se iniciam e ele já está medindo cerca de 2,5 mm. O embrião já apresenta o formato de cabeça, coração e tubo neural. Forma-se o cordão umbilical, olhos, ouvidos, boca e língua começam a se desenvolver. Os bracinhos e as perninhas começam a se formarem.

As náuseas tendem a se intensificar, pois a produção de hormônios está ainda mais intensa. É neste período também você pode desenvolver o “desejo” por alguns alimentos e repulsa por outros. Isso acontece porque seu corpo sente a necessidade de algumas vitaminas presentes em determinados alimentos.

Para ajudar a amenizar as náuseas, evite o contato com produtos que tenham cheiro forte como café, perfumes e certos alimentos com muita gordura. Faça uma dieta rica em líquidos (principalmente sucos naturais e água), proteínas e carboidrato.

7ª SEMANA:

Seu bebê já esta com cerca de 6 mm, a formação dos braços e pernas continuam apesar de ainda não terem se formado os dedos. Os demais órgãos continuam se desenvolvendo já se consegue distinguir feições humanas com o desenvolvimento dos músculos e cartilagem no seu bebê. Ao final desta semana, o bebê dobrará de tamanho, tendo em média 12 mm.

Neste período as náuseas tendem a diminuir e você começa a ganhar peso.Procure não deixar seu estômago vazio por muito tempo. Coma de maneira adequada, de três em três horas refeitos pequenas.

Caso tenha um gato de estimação em casa, informe ao seu médico, pois ele irar realizar alguns exames de sangue para assegurar que não ocorra nenhum problema durante a gestação. Enquanto o resultado dos exames não chegarem, tenha cuidado especial com os arranhões e com a higiene do ambiente, pois as suas unhas e fezes podem transmitir toxoplasmose, uma doença que afeta a formação do bebê.

8ª SEMANA:

Durante a oitava semana o desenvolvimento da face continua acentuado, começam a aparecer as orelhas e a ponta do nariz, os dentes começam a se desenvolver dentro da gengiva. O coração começa a bater muito rápido, os rins começam a produzir urina, os cotovelos, joelhos e os dedos começam a aparecer já que o esqueleto ósseo começa a se ossificar. O bebê agora mede cerca de 15mm.

O útero está do tamanho de uma laranja e a cintura começa a aumentar. Na maioria das mulheres a barriga ainda não seja perceptível. Pode haver o aparecimento de acne devido ao aumento da oleosidade da pele, o que se aumenta naturalmente a partir do 1º trimestre.

9ª SEMANA:

É nesta semana em que os olhos se definem. Porém, ainda não estão no local definitivo. Já o intestino que está formado fora da cavidade abdominal do bebê começam a penetrar no interior do abdome em seu local definitivo.

Os dedos das mãos e dos pés já estão formados, mas ainda são curtos. Os ossos e as cartilagens continuam em processo de desenvolvimento. Ao final desta semana, o embrião mede cerca de 20mm e pesa cerca de 1 grama.

As mamas começam a aumentar de tamanho e continuam bastante sensíveis, é aconselhado a utilização de sutiã que ofereça maior sustentação e que cubra todo o seio para que se tenha maior conforto.

10ª SEMANA:

Embora você ainda não perceba, por conta do tamanho do bebê nesta fase o bebê já começa os seus primeiros movimentos.

Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto no cérebro do bebê. O coração está pronto, os olhos deslocam-se para frente da cabeça, o local definitivo deles e os dedos começam a se alongar.

Através de um exame de ultrassonografia já é possível avaliar a translucência nucal, que pode afastar diagnóstico de Síndrome de Down.

O corpo da mamãe está mais redondo. Seis, barriga e quadril maiores e cintura menor. É normal a grávida perceber a presença de veias salientes na região do seio, barriga e pernas, isso se deve ao maior volume sanguineo e também pelo desenvolvimento do bebê.

Ao final desta semana, o feto mede cerca de 30 mm e pesa em torno de 2 gramas.

11ª SEMANA:

A cabeça do bebê representa metade de seu tamanho, pois o cérebro cresce muito rápido. Nas mãos e pés esta começando a se formar as unhas.

Nesta fase, o apetite da mamãe começa a melhorar, pois as náuseas tendem a desaparecer de uma vez por todas.

O útero aumenta de volume, os rins e o coração a futura mamãe começam a trabalhar mais para suprir as necessidades de seu bebê.

Agora o feto já mede aproximadamente 50 mm e pesa cerca de 10 gramas.

12ª SEMANA:

Nesta fase, quase todos os órgãos e estruturas estão formadas. Mas as unhas e os pêlos continuam crescendo.

O bebê movimenta-se bastante dentro do útero, mas ainda não é possível senti-lo.

A placenta é a responsável nutrição do bebê. A boca consegue já se movimentar imitando uma falsa fala. O rosto do bebê já esta totalmente formado.

O bebê já pode emitir sons, devido a formação das cordas vocais, mas nós infelizmentes não conseguimos ouvi-los. Agora, ele já tem em média 10 cm e aproximadamente 20 gramas

13ª SEMANA:

A partir deste período é possível, através de ultrassonografia saber o sexo do bebê (desde que ele esteja em posição favorável à visualização) é possível ver também alguns movimentos como: mexer os dedos, franzir a testa, abrir e fechar a boca, fazer careta e, esfregar os olhos.

Apesar de estar completado o 1º trimestre, pode ser que as pessoas ainda não percebam a sua barriga crescendo

Como o útero está crescendo, pode ser que o abdome fique dolorido. Esta dor corresponde à uma fisgada na região da virilha, é normal, mas se a dor for intensa procure seu médico ele poderá medica-la ou indicar algumas medicas que amenize a dor.

Agora ele tem em média 13 cm e pesa cerca de 30 gramas.

14ª SEMANA:

O bebê começa a fazer movimentos respiratórios. O pescoço dele está mais alongado e o queixo repousa sobre o torax.

A mamãe neste período percebe algumas alterações na auréola das mamas como: aumentam de diâmetro e a mudança da coloração elas tornam-se mais escuras. Pode aparecer também uma linha escura no meio da barriga, o que chamamos de linha nigra (ela surge por causa da melanina produzida pela placenta).

Agora o bebê já possui em torno de 14 cm e peso de aproximadamente 50 gramas.

15ª SEMANA:

Agora já é possível, no exame de ultrasson ver o bebê sugando o polegar e fazendo expressões faciais.

Os ossos estão formados e rígidos, mas não como o dos adultos.Aa pele ainda é muito fina e transparente.

Nesta fase o obstetra começa a medir a altura do fundo uterino que indica o crescimento adequado do bebê.

Ele agora está com o peso de 80 gramas com cerca de 15 cm.

16ª SEMANA:

Já é possível sentir alguns pequenos movimentos do bebê, isso ocorre pois ele move com muita freqüência os braços e as pernas. O couro cabeludo começa a surgir, as unhas continuam crescendo. As orelhinhas já estão no local correto e, ele começa a desenvolver o paladar. Tudo o que você come durante a gestação seu bebê irar sentir o gosto através do líquido amniótico.

Os seios, cada vez mais pesados, quentes, doloridos e repleto de veias azuladas, indicam que as glândulas lactíferas indicam que estão pronto para a começar a produzir o leite, mas isso só irar ocorrer quando seu bebê nascer.

Atenção: nessa fase seu corpo começa a modificar a circulação do corpo,  pois a barriga que agora começa a aparecer dificulta o retorno do sangue que estão nos pés e pernas para o coração. Por isso é comum que seus pés inchem ao final do dia. Para melhorar a circulação do seu corpo, é recomendado exercícios como caminhadas.

Seu bebê agora mede cerca de 16 cm e pesa em torno de 150 gramas.

17ª SEMANA:

Esta é a fase em que começa a se depositar gordura sob a pele do bebê. As sobrancelhas e os cabelos já podem ser vistos. O minúsculo coração de seu bebê, já está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia.

Como o bebê começa a depositar gordura, a mamãe também tende a ganhar mais peso.  A média de ganho de peso até este período é de, aproximadamente, 2,5 a 5 quilos para a mamãe. Converse com seu médico e procure realizar alguma atividade física de baixo impacto para que você possa relaxar e ajudar no equilíbrio do seu organismo.

Seu bebê está com aproximadamente 17 cm e cerca de 200 gramas.

18ª SEMANA:

Os dedinhos do bebê já possuem impressão digital. Sua feição está completa. Os olhos estão na posição final. Ele se movimenta bastante dentro do útero, pois ainda tem bastante espaço.

A mamãe tem muita alteração de humor, fica mais indisposta e sente muito cansaço. Sentir alguma tontura ou sensação de fraqueza é normal, desde que não prejudiquem e sejam passageiros, caso contrário, fale com seu médico.

O bebe atinge cerca de 19 cm e pesa em média 260 gramas.

19ª SEMANA:

É um período de intenso crescimento para o bebê. A pele começa a adquirir uma coloração rosada e, surge o “vernix caseoso”, é um tipo gordura de revestimento sobre a pele do bebê que irá protegê-la, pois estará dentro da água por muito tempo. O bebê tem períodos em que dorme e que fica acordado e isso pode ser percebido pela mãe durante os momentos de agitação e calmaria do bebê.

A mamãe começa a apresentar incomodos na hora de dormir, devido ao tamanho da barriga, a posição que lhe agradava antes pode já não ser confortável. É possível também sentir falta de ar quando deitada isso ocorre, pois a barriga começa a comprimir os pulmões na hora de dormir. Procure elevar o tórax para melhorar a posição. Utilize outro travesseiro para apoiar a barriga e, melhor se ajeitar na cama. É muito importante ter boas noites de sono.

O tamanho do bebê agora é cerca de 20 cm e 300 gramas.

20ª SEMANA:

A pele do bebê fica toda enrugada, e tem uma cor entre o rosa e o vermelho. Os pontapés, socos e cotoveladas são mais freqüentes e bem perceptíveis.

Nesta fase, a mamãe apresenta mais vontade de urinar, pois, a medida que o útero cresce, há mais pressão sobre a bexiga. É o período ideal para começar a conhecer as maternidades e escolher onde o bebê vai nascer. A participação dos grupos de gestantes ajudam a tirar algumas duvidas que surgem durante a gravidez e também a preparar para o grande dia.

O tamanho do bebê é de aproximadamente 22 cm e tem cerca de 350 gramas.

21º SEMANA:

Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis. O bebê pisca constantemente. Ele já pode sugar e também já ouve ruídos, e pode distinguir sua voz. Os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os músculos se tornam mais fortes e o esqueleto mais endurecido.

Agora sim, rosto e corpo de grávida. Você provavelmente está ficando mais inchada no final do dia, principalmente pernas e pés. Beba bastante água e procure colocar as pernas em uma posição inclinada para ficar mais alta que o tronco, para ajudar na circulação e a desinchar, além de fazer exercícios.

O bebê continua crescendo, agora mede em torno de 23 cm e pesa cerca de 400 gramas.

22ª SEMANA:

A partir de agora a placenta libera grande número de nutrientes capitados do seu sangue para o rápido crescimento do bebê. É incrível mas o seu bebê começa a ter sonhos durante o sono. O cérebro começa a crescer ainda mais rápido. Nesta fase o beber adquire um corpo proporcional.

O peso da barriga começa a incomodar suas costas. Use sapatos confortáveis e evite saltos altos e não fique muito tempo sentada ou deitada, procure andar isso alivia as dores nas costas.

O bebê mede cerca de 26 cm e pesa 500 gramas.

23ª SEMANA:

Soluços, sim, o bebê está soluçando, pois ele inala e engole o líquido amniótico. Se ele nascer agora, já tem condições de sobreviver, apesar do sistema respiratório ainda estar em desenvolvimento, mas o ideal é que ele fique por mais um tempo. A mamãe deve continuar bebendo bastante água e/ou líquidos e evitar muito esforço físico.

O tamanho do bebê é de 27 cm e peso com cerca de 580 gramas.

24ª SEMANA:

Os pulmões ainda buscam a maturidade. Nesta fase o bebê está todo formado e bastante “serelepe”, consegue dar cambalhotas dentro da barriga, chutes e socos com muito mais força. Apesar de já estar depositando gordura sob a pele, ainda é bastante magro. Mas, no final desta semana a missão do seu bebê é ganhar peso ele ira ficar cada vez mais gordinho.

Mamãe, o seu útero, já está acima do umbigo, cerca de 6 cm. Entre esta e as próximas semanas o seu médico provavelmente pedirá um exame para testar a tolerância à glicose para saber se você é portadora de Diabetes Gestacional.

O bebê está com cerca de 29 cm e em torno de 700 gramas.

25ª SEMANA:

É nessa semana em que a boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos estão sensíveis à luz e os ouvidos aos ruídos. Normalmente a cor dos olhos dos bebês é azul ao nascer, isso porque a pigmentação permanente não está totalmente desenvolvida. A definição da cor exige exposição à luz natural, e isso acontece algumas semanas após o nascimento.

Mamãe, agora seu útero está do tamanho de uma bola de futebol, e isto faz com que as costas e a bacia fiquem comprimidas, o que desencadeia dores na região lombar e nas pernas. Se houverem cólicas parecidas com as do período menstrual (constante ou ocasionais), dores no baixo ventre (como se o bebê estivesse empurrando para baixo), cólicas abdominais (com ou sem diarréia), aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal ou contrações uterinas a cada 10 minutos ou menos, procure seu médico o mais rápido possível, pois estes são alguns dos sintomas de um parto prematuro.

Seu bebê agora está com aproximadamente 30 cm e cerca de 800 gramas.

26ª SEMANA:

Os pulmões continuam se desenvolvendo, enquanto que o cérebro continua aperfeiçoando as atividades cerebrais para os sistemas: visual e auditivo. O sistema nervoso também já está amadurecido o suficiente para controlar os movimentos de respiração e a temperatura do corpo.

Este é o final do 2ª trimestre da gestação. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo e, pode ser que você sinta algumas contrações que são rápidas, não se assuste, essas contrações espaçadas são chamadas de “Braxton Hicks”, elas acontecem para preparar o útero para o parto.

27ª SEMANA:

Os pulmões já são capazes de respirar o ar. A sucção e a deglutição melhoraram. O corpo do bebê possui apenas 2 a 3% de gordura.

Mamãe, sua respiração pode estar ficando mais curta, o seu útero está muito perto das costelas, logo abaixo de seus pulmões, e isso pode acarretar em uma dificuldade para respirar. Mas não se preocupe, isso não vai ocasionar falta de oxigênio para o seu bebê. O seu sistema circulatório está preparado para suprir todas as necessidades, por este motivo, parece que sua respiração está mais curta, porém mais rápida.

O bebê, cada vez maior, agora está com aproximadamente 33 cm e cerca de 1200 gramas.

28ª SEMANA:

O desenvolvimento está ocorrendo a uma velocidade incrível. Os cílios, as sobrancelhas e os cabelos estão mais espessos. Os olhos estão completamente formados. Ele agora está um pouco mais gordinho. Os músculos estão mais aparentes. Os movimentos dele começam a diminuir, apesar de ainda ter espaço para se mexer.

Mamãe, se surgirem algumas câimbras, sensação de estômago cheio, ressecamento de pele, azia, inchaço, não se assuste, isto faz parte deste período. É esperado que você tenha aumentado entre 8 a 10 quilos do peso inicial até este momento.

Agora ele está com aproximadamente 35 cm e peso em torno de 1200 gramas.

29ª SEMANA:

O tamanho da cabeça está cada vez mais proporcional ao resto do corpo. O cérebro pode controlar a respiração e a temperatura do corpo. A pele enrugada começa a desaparecer, a medida que a camada de gordura aumenta.  A medula começa a produzir as células sanguíneas, e o bebê já começa a excretar urina no liquido amniótico.

Mamãe, nesta semana, o colostro começa a ser produzido. É uma substância espessa, amarelada e transparente que vai alimentar seu bebe nas primeiras 72 horas após o parto. O colostro pode sair do seio nesta fase em pequena quantidade.

O bebe mede aproximadamente 37 cm e pesa em torno de 1300 gramas.

30ª SEMANA:

O bebê está muito atento ao ambiente em que se encontra, e já sente a presença da luz. Apesar de acharmos que o útero é um lugar escuro, nos enganamos. A cada dia, a pele está mais lisa e plana. O lanugo (penugem que recobre o corpo do bebê) inicial permanece na região das costas e ombros.

A barriga está cada vez maior o que proporciona um desconforto ainda maior na hora de dormir. A posição ideal e, até mesmo um pouco menos incomoda é a lateral esquerda, pois exige menos esforço e facilita a circulação placentária e também a sua circulação.

O bebê agora está com cerca de 39 cm e peso em torno de 1500 gramas.

31ª SEMANA:

O crescimento diminui o ritmo e o cérebro continua em rápida expansão. A íris dos olhos tornam-se coloridas, e as pupilas já respondem à luz. As unhas estão completamente formadas. Conforme a criança cresce o líquido aminiótico começa a diminuir para aumentar o espaço para o bebê.

Agora, o bebê está com aproximadamente 37 cm e peso em torne de 1700 gramas.

32ª SEMANA

As unhas dos dedos das mãos, já ultrapassam as pontas dos dedos, por este motivo o bebê pode se arranhar. Os cinco sentidos estão funcionando.

Como o bebê está bem maior, ele empurra o seu estômago, os pulmões e o intestino, causando mais desconforto a você. Procure fazer uma dieta mais fracionada, ingerindo porções menores em um espaço menor de tempo isso ajuda a evitar as más digestões e azias.

Você poderá sentir pequenas contrações uterinas fisiológicas que têm o objetivo de preparar o útero para o parto e são bem diferentes da contração do parto, que são bem mais intensas, prolongadas e freqüentes semelhante a uma cólicas menstrual muito fortes.

O bebê poderá estar chegando aos 2 quilos e medindo de 38 a 40 cm.

A partir desta semana é aconselhável que as consultas médicas passem a ser quinzenais para uma melhor observação evitando um parto prematuro.

Pode ser solicitado novo ultrassom para observação do tamanho do seu bebê e também para verificar a posição.

33ª SEMANA

O bebê já está bem grandinho, podendo estar com 41 cm e peso em torno de 2200 gramas.

Algumas mães ao apalparem a barriga conseguem distinguir em qual parte do corpo do bebê está tocando. A barriga começa a movimentar-se mais bruscamente chegando a fazer ondulações.

O líquido aminiótico chegou ao seu nível máximo e a cabeça do bebê aumentou de tamanho graças ao crescimento do cérebro. A cor da pele do bebê passa de vermelha a rosada porque a gordura está se depositando.

Seu apetite pode estar diminuindo porque seu estômago passa a ter sua capacidade total menor por causa do tamanho do bebê.

34ª SEMANA

Os ossos já estão completamente endurecidos, apenas o osso do crânio continua em desenvolvimento, e ficará aberto para no momento do parto facilitar a passagem do bebê. Sua formação completa só ocorre após alguns dias do parto.

O bebê já tem os reflexos de um recém-nascido, seus olhos abrem e fecham e ele poderá estar pesando 2,5 quilos e medindo cerca de 43 cm.

Este é um bom momento para escolher o nome, caso ainda não o tenha feito e para finalizar a decoração e o enxoval do bebê.

35ª SEMANA

As gengivas já apresentam os sulcos dentários e a cabeça pode estar posicionada em sua pelve. O sistema imunológico do bebê ainda é imaturo e ele ainda recebe os anticorpos da mãe através da placenta. Mesmo depois do nascimento o bebê ainda recebe anticorpos através do leite materno. Por isso é importante amamentar o bebê.

Agora ele está mais gordinho, pesando cerca de 2600 gramas e os movimentos podem diminuir em função da falta de espaço em seu ventre.

Neste período também observa-se que a barriga começa a ficar mais baixa em decorrência do peso do bebê e a proximidade do parto.

Este momento também é propício para seu médico avaliar o colo uterino e a posição do bebê, o que poderá determinar o tipo de parto a ser realizado (normal/cesariana).

36ª SEMANA

Ele está quase pronto para nascer podendo adentrar o canal de parto a qualquer momento. Seu corpinho já está praticamente preenchido de gordura e suas gengivas estão bem duras. Poderá estar pesando cerca de 2900 gramas e medindo 46 cm.

A partir desta semana o bebê já é capaz de identificar que os movimentos da mãe são mais intensos durante o dia.

As consultas médicas tornam-se semanais com o objetivo de garantir a saúde materno-infantil.

Você deve estar atenta aos sinais/sintomas do parto, que podem ou não acontecer simultaneamente, tais como: perda do tampão (muco branco aroseado), dor em baixo ventre, rompimento da bolsa, contração abdominal em curto espaço de tempo.

37ª SEMANA

O bebê está pronto para nascer. Pesa cerca de 3 quilos e mede cerca de 47cm. Não há mais grandes mudanças, o bebê está somente crescendo.

O útero começa a empurrar a cabeça do bebê para baixo fazendo com que sua azia e falta de ar diminuam. Os intestinos do bebê acumulam mecônio (é como chamamos o primeiro coco do bebê) que normalmente é eliminado logo após o parto. O bebê já é capaz de realizar movimentos respiratórios, agarrar com força e virar em direção à luz.

Seu corrimento vaginal pode estar mais forte e o bebê pode chegar a qualquer momento, portanto, mantenha a sua mala da maternidade pronta.

38ª SEMANA

Seu bebê não pode mais ser considerado prematuro e pode estar pesando mais de 3 quilos e seu tamanho estar próximo aos 50 cm.

Você deve estar atenta às contrações ou à ruptura da bolsa, pois o trabalho de parto pode começar a qualquer hora. As verdadeiras contrações de parto começam no fundo do útero e se espalham para baixo pelo útero, pelve e região lombar, tornam-se mais dolorosas com o passar do tempo.

Converse com seu marido sobre a possibilidade de acompanhá-la durante o parto, pois sua presença poderá deixá-la mais tranqüila e segura. É direito seu ter a companhia dele durante o porto.

39ª SEMANA

Desfrute dos últimos momentos de sua gravidez pois acredite: você sentirá muita falta destes momentos. Quanto ao seu bebê, ele está se preparando para nascer em poucos dias, seu crânio ainda não é totalmente sólido, sendo mais amolecido nas fontanelas que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras. A cabeça do feto se alonga e se molda ao canal de parto sem provocar danos ao cérebro, voltando à sua forma arredondada após o parto. Seu tórax é proeminente e os pulmões estão maduros. A pele torna-se mais espessa e pálida, e o bebê ganha cerca de 15 gramas por dia. Praticamente não se move por conta da falta de espaço, não se preocupe.

Você deve estar atenta para não perder o equilíbrio e a pressão sobre a sua bexiga faz com que aumente a sua freqüência urinária novamente.

40ª SEMANA

A barriga incomoda, todos estão apreensivos, esta é a última semana. O bebê pode estar pesando cerca de 3700 gramas e mede cerca de 51 cm. O feto apresenta mais de 70 reflexos comportamentais automáticos que são necessários para sua sobrevida.

Tente relaxar, pois esta pode parecer uma longa semana. Pode ser que sua gestação chegue às 42 semanas com constante acompanhamento médico. Após 42 semanas se você ainda não estiver entrado em trabalho de parto o médico deverá induzi-lo com medicamentos para ocorrer um parto normal ou realizar de uma cesariana.